O marketing de localidade enfoca a utilização das atividades de marketing como forma de
alavancar o desenvolvimento socioeconômico de cidades, estados e países e, neste contexto, as atrações
de uma determinada localidade são essenciais para o incremento turístico da região. A partir da revisão de
literatura dos conceitos e tipologias das atrações, este artigo tem o objetivo de sugerir a convergência dos
conceitos de atração natural e atração artificial aplicada aos recifes artificiais multifuncionais e descrever
sua natureza híbrida de recuperação de áreas degradadas pela erosão costeira, aumento da biodiversidade
marinha e a capacidade de melhoraria na qualidade de ondas para a prática do surfe, resultando em
incremento do fluxo turístico para a localidade. A pesquisa utiliza o método de estudo de casos de regiões
que investiram na implantação dos recifes artificiais multifuncionais para diferentes propósitos e os
resultados apontam para uma dinâmica de possibilidades de implantação destas estruturas no que tange a
melhoria de áreas costeiras gerando impacto positivo sobre o turismo e desenvolvimento socioeconômico
dessas regiões. Neste contexto, este artigo considera a possibilidade de implantação dos recifes artificiais
multifuncionais na costa brasileira como proposta de atrair visitantes e promover benefícios à localidade
receptora.
http://rbtur.org.br/rbtur/article/view/519/622
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