Este artigo tem o objetivo de discutir o comportamento de consumo no que se refere à
influência dos membros da família no processo de tomada de decisão de compra de viagens
de férias. Inúmeras maneiras de examinar o processo de tomada de decisão de compra foram
identificadas na literatura, porém, este estudo utilizou o modelo de três etapas do processo de
tomada de decisão: reconhecimento do problema, busca por informação e decisão final de
compra. Desenvolveu-se um estudo exploratório onde foram coletados 40 questionários entre
os dias 15 de Junho e 15 de Julho de 2012 de respondentes que haviam comprado um ou mais
pacotes de viagem nos últimos dois anos em uma agência de turismo da cidade de São Paulo.
Os resultados indicam que a influência de pais e filhos no processo decisório varia de acordo
com as etapas do processo e que apesar de grande parte das decisões sejam tomadas em
conjunto, as mulheres apresentam maior influência nos três estágios de tomada de decisão, principalmente na etapa de busca por informação. Neste cenário, o trabalho aponta para a
necessidade de uma maior diversidade de pesquisas empíricas sobre o comportamento de
consumo das famílias em relação à aquisição de serviços turísticos.
http://www.turismoemanalise.org.br/turismoemanalise/article/view/331/564
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